quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Governo Geral

Com o fracasso das Capitanias hereditárias, o governo português resolveu implantar na colônia o Governo Geral, que tinha como objetivo fazer a centralização e continuar a colonização.

1º. Tomé de Sousa. Primeiro governador geral do Brasil. Para promover a centralização construiu a primeira capital do Brasil; a cidade de Salvador. Além disso, o seu governo foi marcado pela instalação do primeiro Bispado na Colônia. Dessa maneira, nascia uma aliança entre a Igreja e o Estado no processo da colonização do Brasil.



2º. Duarte da Costa. Foi no seu governo, que os franceses instalaram no Rio de Janeiro a sua colônia, França Antártica. Os franceses invadiram o Brasil, pois fugiam das guerras religiosas (católicos contra protestantes) ocorridas em seu país.

3º. Mem de Sá. No seu governo ocorreu a Confederação dos Tamoios, guerra ocorrida entre os índios e português. Os índios contaram com o apoio dos franceses. Após combater os índios, os portugueses expulsaram os franceses do Brasil.



Para administrar as vilas, foram criadas as Câmaras Municipais, formada pelos homens-bons, que eram os membros da aristocracia brasileira, isto é, proprietários de terras e escravos.

Um comentário:

  1. Seria importante frisar que, no ano de 1567,precisamente no dia 18 e 19 de janeiro, quando Mem de Sá chegou ao Rio de Janeiro para trucidar os Tamoios,os franceses que estavam
    aqui não passavam de pouco mais de
    40 ( quarenta ). Após a morte do rei da França Henri II, foi por água abaixo o sonho da França Antártica, portanto maioria foi embora com Villegagnon em 1559. Os franceses não foram expulsos como a história tenta passar.

    ResponderExcluir